Nome: Lumia Archiroas.
 
Idade: 25 anos.
 
Parentes: Pai desconhecido e Lara Archiroas.
 
Título: Cavaleiro de Sagitário, O Sábio, O Herói de Athena, O Arqueiro, O Destemido, Guardião da Nona Casa.
 
Vestimenta: Armadura de Sagitário.
 
Signo: Sagitário.
 
Local de Nascimento:Atenas, Grécia.
 
Local de Treinamento: Arredores do Santuário de Athena e Santuário de Athena.
 
Características Físicas: Lumia possui os cabelos castanhos claros e curtos e lisos, com leves ondulações em suas pontas. Normalmente quando está sem as vestes sagradas de Athena, o herói os mantêm presos por uma faixa azul em sua testa. Seus olhos são azuis e brilhantes e um pouco finos, se afinando ainda mais quando ele sorri. A pele do Cavaleiro é queimada de sol, e é parda com uma aparência forte e saudável. Seu corpo é musculoso e forte, alto e definido, não apresentando nenhuma imperfeição. Seu corpo mede 176 centímetros e pesa exatos 77 quilos, que mantém seu corpo com a compleição descrita acima. No geral, quando está sem as vestes sagradas de Sagitário, Lumia tende a se vestir com as roupas típicas dos guerreiros do santuário, que consistem em um colete de couro curtido sem mangas, duas ombreiras feitas de um metal bem menos nobre do que sua armadura, uma túnica e um par de calças de linho, ambos em tom branco ou azul claro. Botas de couro e braçadeiras completam a vestimenta, além é claro, da já citada bandana azul na testa.
 
Características Psicológicas:
Lumia é bem animado e sorridente, sempre buscando maneiras de iniciar uma conversa animada. O rapaz tem um forte senso de justiça e um espírito inflamado, que sempre manifesta com frases de efeito. É fã de esportes e risadas sonoras, de música e de fazer amigos. Procura fazer estas coisas com frequência. Normalmente, Lumia está fantasiando sobre sua próxima aventura ou batalha, adorando criar cenas e frases. Gosta bastante de se exercitar e fortalecer e costuma incentivar e motivar as pessoas que o cercam. Lumia se esforça para sempre atender as expectativas das pessoas sobre seu cargo ou mesmo superá-las.
 
Peculiaridades: Lumia é impressionantemente intuitivo. Ele consegue perceber nuances como ninguém e deduzir com uma precisão assombrosa o que se passa na cabeça da pessoa. Infelizmente, pela surpresa que esta estranha habilidade causa, as pessoas normalmente negam que Lumia esteja certo, o que o faz achar que é péssimo em ler as pessoas.
 
Afinidade Elemental: Fogo.
 
HABILIDADES:
 
Nome: φτερά Τοξότης Fterá Toxótis (Asas de Sagitário).
Tipo:Constante.
Descrição: Lumia possui a habilidade de controlar as asas da armadura de Sagitário e voar com as mesmas. O Cavaleiro consegue alçar voo a grandes altitudes e voar a grandes velocidades, as mesmas que alcança em terra ou até mais. Lumia também têm uma autonomia de voo perfeita, podendo pairar e mudar de direção em ângulos fechados com total controle.
 
Nome: φλόγες Προμηθέας Flóges Promithéas (Chamas de Prometeu).
Tipo: Ativa.
Descrição: Lumia é capaz de manipular as chamas e comandá-las ao seu bel prazer. O cavaleiro também pode criar combustões a partir de pontos já quentes ou incendiar coisas inflamáveis com seus cosmos, mas não é capaz de criar fogo com suas próprias mãos.
 
Nome: Θησέας επίκληση Thiséas epíklisi (Evocação de Teseu).
Tipo: Constante.
Descrição: A armadura de Sagitário realmente parece ter sido forjada para Lumia. Sua aljava de flechas está sempre cheia e ele consegue conjurar o arco de Sagitário e suas flechas mesmo sem estar em posse do traje. Além disto, mesmo que as flechas se esgotem, Lumia pode gastar seu cosmo para repor a aljava ou evocar mais flechas em suas mãos.
 
Nome:Οδυσσέας Ακρίβεια Odysséas Akríveia (Acurácia do Odisseu).
Tipo: Constante.
Descrição: Lumia despertou uma habilidade ímpar de pontaria. O cavaleiro jamais erra uma flechada, uma vez que tenha mirado seu alvo. Normalmente, consegue compensar a pontaria para alvos móveis e acertar exatamente o ponto mirado se este for fixo. Mas toda esta pontaria exige concentração por parte do arqueiro, de modo que é extremamente complicada de ser usada em um combate rápido como o do nível dos cavaleiros. Lumia, porém, ainda é letal no uso do arco em combates, se valendo de sua acurácia para abater seus alvos.
 
TÉCNICAS:
 
Nome: βελλεροφῶν πεφταστέρι Belerofonte Peftastéri (Estrelas Cadentes de Belerofonte).
Tipo:Ativa.
Descrição: Técnica aprendida ainda na época em que Lumia usava a armadura de cavalo menor. Lumia projeta seu braço para frente na velocidade da luz, de modo que seus punhos aquecem o ar e disparam centenas de milhares de projeções de cosmo energia, similares a cometas de energia dourados. Os cometas de Lumia atualmente costumam pulverizar o inimigo quando o atingem e o cavaleiro pode sustenta-los o quanto desejar.
 
Nome: Φόλος Αμαρτία Phólos Amartía (Pecado de Fólo).
Tipo: Ativa.
Descrição: Técnica aprendida na época em que Lumia usava a armadura de centauro. Lumia usa sua habilidade cósmica para aquecer o ar e concentra uma grande esfera de cosmo energia aquecida em suas mãos. Em torno da mesma, o plasma do ar aquecido torna a massa de cosmo ainda mais quente. Lumia tem duas variantes desta técnica.

1ª Variante: Lumia pode simplesmente arremessar a esfera em direção ao oponente. A mesma explode ao contato, queimando e liberando o cosmo dentro dela, o que arremessa o oponente longe e causa bastante dano. 

2ª Variante: Lumia propulsiona a esfera com suas mãos e gera uma tempestade de fogo, que adquire a forma de um gigantesco pilar flamejante que descreve uma linha até onde Lumia deseja que ele acerte, explodindo ao contato. A segunda variante é mais poderosa, normalmente o suficiente para destruir e queimar o oponente por completo.

 
Nome: Χείρων κρίση Kheíron krísi(Julgamento de Quíron).
Tipo: Ativa.
Descrição: A lendária técnica das flechas de Sagitário. Porém, esta técnica abrange muito mais do que apenas o simples puxar da corda do arco. Lumia tem um pleno entendimento de seu arco e de suas flechas, combinando suas habilidades durante seus disparos. A técnica do Julgamento de Quíron tem três variantes, sendo que elas podem ser utilizadas uma após a outra ou em conjunto, ou seja, com todos os efeitos combinados:

1ª Variante: Αχιλλεύς φτέρνα βολή Achilléfs ftérna volí (Tiro no Calcanhar de Aquiles): Lumia dispara um pulso de cosmo contra o oponente durante a luta. Este pulso marca o shinoten do alvo. É então que o poder desta técnica se revela. O cavaleiro usa sua Acurácia do Odisseu e mira uma flecha exatamente no shinoten do oponente. Ele concentra seu cosmo na ponta da flecha e a envia ao oponente. Se a flecha acertar o alvo, ele automaticamente perde todo o seu cosmo. Na maioria das vezes, o dano desta técnica é irreversível e mesmo que o oponente sobreviva, não é mais capaz de usar seu cosmo.

2ª Variante: καθαρό Πηνελόπης katharó Pinelópis (Teia de Penélope): Como na variante anterior, Lumia dispara um pulso de cosmo contra o oponente durante a luta. Este pulso marca o shinoten do alvo. Desta vez, porém, Lumia literalmente marca o alvo e quando ele dispara, a flecha persegue seu oponente até acertá-lo. A única forma de deter a flecha é a destruindo antes que ela conclua sua rota, o que normalmente demanda muito trabalho.

3ª Variante: Άρτεμις, βροχή Artemis vrochí (Chuva de Ártemis): Como na variante anterior, Lumia dispara um pulso de cosmo contra o oponente durante a luta. Este pulso marca o shinoten do alvo. Porém, ao disparar, Lumia cria uma flecha de cosmo, que se separa em centenas de flechas, indo em direção ao alvo. Se uma delas acertar, as demais também acertam, perfurando e explodindo no alvo.
 
Nome: Τιφόν τυφώνα Tifón tyfóna (Tufão de Tifão).
Tipo: Ativa.
Descrição: Lumia é capaz de criar e/ou disparar uma flecha que é tão veloz que rompe o ar, criando uma variação de pressão violenta. Essa variação de pressão está sob controle do cavaleiro e pode ser enviada atrás da flecha, retalhando o oponente mesmo que ele desvie da flecha. Além do mais, pode ser usada para paralisar o oponente devido à pressão que trás consigo. 
 
Nome: Χείρων διακοπή Kheíron diakopí (Devastação de Quíron).
Tipo: Big Bang.
Descrição: Ainda com seu arco, Lumia é capaz de disparar flechas cósmicas de energia. Essa técnica parece causar menos danos do que o Julgamento de Quíron, mas só aparentemente. Realmente, uma flecha cósmica isolada causa pouco dano, mas uma vez que Lumia se concentre, as flechas podem se dividir em diversos feixes fotônicos que aquecem o ar e viajam na velocidade da luz (cada uma delas ultrapassa 1.000.000°C de temperatura). Uma vez que atinjam algo que não é um alvo, as flechas ricocheteiam e continuam voltando em direção à área estipulada de alcance da técnica (Normalmente tudo que o cavaleiro de Sagitário decidir acertar dentro de um raio de 500 metros de raio). As flechas podem ricochetear no ar também e voltar ao alvo, tornando esta a mais perigosa das técnicas de Lumia.
 
HISTÓRIA DO PERSONAGEM:
Desconhecida. Sabido apenas que foi o usuário anterior das armaduras de Cavalo Menor e Centauro.